Passar para o Conteúdo Principal
Facebook

SEMANA DA LEITURA | 2018

Cartaz semana da leitura final 1 1 980 2500
05 a 2018/03/09

A Semana de Leitura de Bragança é um desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura, que o Município de Bragança, através da Rede de Bibliotecas de Bragança, aceitou, a fim de, durante os dias 5 a 9 de março, promover atividades que festejem a leitura como ato comunicativo, liberdade, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.
Esta trata-se da 12.ª Semana da Leitura nacional e a 1.ª a nível concelhio e pretende estimular o gosto pela leitura e destacar o envolvimento de toda a comunidade, promovendo o trabalho colaborativo. O Centro Ciência Viva de Bragança, a APADI e o Conservatório de Música e Dança de Bragança associaram-se a este grupo de trabalho em prol da fruição literária.
O programa da semana inicia com a apresentação, nas redes sociais dos parceiros, de um flashmob de divulgação e conta, ao longo de toda a semana, com a presença de vários escritores nas escolas (Nuno Matos Valente, Maria João Lopo de Carvalho e José Maria Pimentel), momentos de leituras partilhadas, horas do conto, exposições temáticas, feiras de livro de autor, palestra, debates, dramatizações, clubes de leitores, cinema, dança e música.
A Semana culminará com uma ação de formação na Biblioteca Municipal para Pais e Profissionais da Educação com o tema: “O livro na Primeira Infância. O que escolher? Como Contar?”.
O público-alvo desta iniciativa é toda a comunidade local, pelo que o programa contempla sessões nos Estabelecimentos Prisionais do concelho.
Ler! Em qualquer hora, em qualquer lugar!