Biblioteca Municipal de Bragança

A Biblioteca Municipal de Bragança está instalada, desde 2004, na ala nascente do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, um dos mais importantes equipamentos culturais da região. O edifício construído, inicialmente, para Mosteiro Feminino de Freiras Claras foi entregue à Companhia de Jesus em meados do séc. XVI que aqui fundou um prestigiado Colégio Jesuíta. Na fachada subsiste, ainda, uma pedra epigrafada com o símbolo da Ordem datada de 1721. Com a expulsão da Ordem em 1759 e estando o edifício devoluto instalou-se nele o Seminário Diocesano decorria o ano de 1766. Já em pleno séc. XX e durante os anos de 1853 a 1968 aqui funcionou o Liceu Nacional e de 1968 a 1995 a Escola Preparatória Augusto Moreno. Cusiosamente 400 anos de história ligados à cultura e educação.